quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tolkien ou Martin


... eu tentei ao máximo não fazer comparações entre esses dois gênios da literatura, porém eu tenho lido tantas matérias sem sentido que resolvi me pronunciar.

                                                         

Na minha modesta opinião a única comparação possível aqui é o gênero literário, pois no contexto as duas obras são muito diferentes.

Tolkien em sua obra fixa suas idéias quase que no campo celestial, se é que posso usar esse termo, observa-se a eterna luta do bem contra o mau, a luz contra as trevas, dois lados distintos e opostos, os seus personagens tem na maioria das vezes características heroicas e por muitas vezes virtuosas, se você leitor observar, verá que cada raça por mais individualista que seja e por mais defeitos que tenha sempre coloca princípios como a honra, a verdade, a perseverança, a lealdade, a amizade acima de suas individualidades. Tolkien traz para o mundo da fantasia virtudes que devemos cultivar a cada dia de nossas vidas, é claro que para isso ele teve que criar personagens inversamente proporcionais a essas virtudes com traços destrutivos tais como vingança, agressividade, deslealdade, ambição.
Devemos lembrar também que Tolkien erá um linguista e criou um idioma especialmente para uma das raças que compõe sua história. Existe um boato de que ele primeiro criou o idioma élfico e depois criou a historia para dar corpo ao idioma. Quando vamos mais a fundo em sua obra "O SILMARILLION" encontramos embasamento para minha teoria celeste, principalmente na criação da "TERRA MÉDIA" . É sabido e notório que Tolkien era Cristão e toda sua obra esta impregnada de referencias religiosas. Mas o que nos atrai é a pureza da obra, pra mim ele foi e sempre será um ser humano exemplar que mudou o mundo.

Martin tem características distintas, vejo em sua obra uma acidez que não encontro em Tolkien.
Em "As Crônicas de Gelo e de Fogo" percebo uma grande preocupação com os aspectos políticos que se entrelaçam a vida e ação de cada personagem, ele explora tudo que há de melhor e pior na natureza humana, é claro que existe todo um processo de criação de territórios, raças, mitologia entre outros elementos, mas os fatores políticos são determinantes no desenrolar da história. A de se frisar também que Martin não tem nenhum pudor quando descreve os atos sexuais de suas personagens, o que não acontece com Tolkien, não acho que isso seja negativo porque é óbvio que seres humanos mantem relações interpessoais e sexuais o tempo todo, apenas acho que esse aspecto acaba direcionando sua obra para um publico mais adulto. 
Com toda certeza a principal característica da obra de Martin é a surpresa que ele tem o dom de provocar a cada pagina virada, nossas emoções vão desde a alegria desvairada até momentos de angustia e indignação indescritível, ele não se apega a vida de nenhum personagem com isso temos sempre a sensação de que algum de nossos personagens favoritos não chegara ao final da história. Martin sabe conduzir como ninguém um texto empolgante com uma métrica própria dando forma e levando nossa imaginação a lugares nunca explorados.

Com isso queridos amigos quero dizer que não da pra comparar, você pode e deve ter sua preferência, mas descobrir quem é melhor ou pior não cabe aqui, aproveite tudo o que Tolkien lhe oferece é fantástico e aproveite tudo o que Martin lhe oferece é surpreendente, essa é a grande magia da leitura... "NÃO HÁ LIMITES"...

...Namárië...

3 comentários:

  1. Eu prefiro Tolkien,mas adoro o estilo de Martin. Muitos fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, e que podem nem ter lido uma obra de Tolkien sequer, afirmam que as obras de Martin são superiores porque falam abertamente de sexo e outras coisas do gênero. Porém, não se pode esquecer que O Hobbit foi feito inicialmente para os filhos do autor, e O Senhor do Anéis, por exemplo, encontrou dificuldades para ser publicado pelo seu tom mais sombrio. Imaginem como seria a reação das editoras, da sociedade e do próprio Tolkien ao ler As Crônicas de Gelo e Fogo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que ambos são maravilhosos, cada qual com seu valor.. mas criar um idioma ! Tolkien. É muito bom a analizarmos as datas de publicações e o fato de virem de épocas diferentes.. quando Tolkien morreu Martin estava aproximadamente com 30.. o universo pessoal, pelo qual cada um viveu foi diferente, pois as divergências politico-sociais eram diferentes.. isso influência de maneira direta em suas publicações ..e para mas aposto que o Martin referenciou-se em Tolkien .. (digo até mesmo como admirador) e isso com certeza fez uma certa diferença na produção dele. Afinal Tolkien é Tolkien.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...